sábado, 30 de dezembro de 2017

Como lidar com pessoas e ambientes tóxicos? (o poder do Perdão)











Há aproximadamente  três semanas que não partilho nada aqui no blog. Estive ausente, fora do país, de férias e não consegui dedicar-me ao blog nesse período.

Passei as minhas férias em Moçambique, minha terra natal, com a família e amigos. Foram duas semanas intensas, cheias de momentos fantásticos mas também cheias de momentos desafiantes. Durante o período de férias não consegui seguir a minha rotina de meditação e isso de certa forma contribuiu para que eu estivesse mais reactiva durante esse período. Foram momentos de muita emoção, a saudade era enorme,  e de certa forma criou-se muita tensão também. 

Durante estas férias consegui identificar situações e pessoas que me fizeram reagir sem muita consciência. Na verdade só fizeram aflorar partes minhas que ainda estavam fragilizadas, abriram algumas feridas que ainda não estavam completamente saradas. Por momentos, aquilo que estava a ser uma maravilha transformou-se num ambiente de energias negativas. Senti-me mesmo mal durante algum tempo e a minha vontade era voltar para casa o mais rápido possível. 

Depois de reflectir sobre a situação concluí que estava realmente num ambiente tóxico para mim, mas que não havia reais culpados . O que estava a acontecer é que as nossas energias eram opostas e sugavamos uns dos outros. Criava-se um caos porque todos ficavam de certa forma debilitados energeticamente e isso nos faz reagir inconscientemente e não tomar decisões conscientes que culminam com acções conscientes. 

Então como podemos lidar com ambientes e pessoas tóxicas para nós? Digo para nós porque é muito relativo. Aquilo que me fere pode não ferir o outro, cada um tem as suas feridas, as suas cicatrizes.

Enquanto me remoia com a situação que despoletou sentimentos negativos em mim, abri o meu telemóvel e lá estava um vídeo do Jake Ducey que amei. Ele dá dicas fantásticas de como lidar com pessoas e situações tóxicas. Durante o vídeo ele comenta que o ambiente familiar é muitas vezes o mais tóxico, e infelizmente tive que concordar! E também concordo que é muito mais difícil de lidar no caso de se tratar da família. Uma das dicas que vem no vídeo é perdoar. Perdoar a nós mesmos, a situação, as pessoas envolvidas. Enviar amor por meio de meditação. Evitar ficar muito tempo e muitas vezes nesse ambiente. É um vídeo esclarecedor que me ajudou muito a lidar com a situação que tive nas férias e me deu coragem de olhar mais friamente e verificar o que aquela situação queria me ensinar, o que de bom estava ali, que lição eu tinha que aprender, que ferida eu tinha que sarar.

As vezes é complicado olhar friamente, deixando de ser vítima, a pobrezinha injustiçada. As vezes é complicado ter que aceitar certas partes nossas que tendem a florar descontroladamente porque nós não aceitamos. O que vemos no outro temos dentro de nós. Se ficamos irritados, etc é porque é algo nosso que não queremos aceitar por este ou aquele motivo inconscientemente não aceitamos. A partir do momento de aceitamos ver isso, recebemos de braços abertos, perdoamos a nós mesmos, o coração fica mais leve, a situação toma outro rumo e finalmente descobrimos a lição por detrás e fazemos de tudo para assimilar e melhorar. 

No entanto, pessoas e ambientes tóxicos genuínos existem, porque nem todos tem consciência de si mesmos como um todo, não se conhecem por inteiro, ou porque os seus valores são diferentes dos nossos e por aí vai. Então, por causa disso, decidi seguir os conselhos do Jake e perdoar, enviar amor e manter uma certa distância. Isto faz bem aos dois lados e é libertador. 

Achei que seria pertinente falar sobre este assunto já que nos aproximamos do final de ano e sinceramente é muito melhor começar o novo ano sem mágoas e ressentimentos. Perdoar limpa o nosso coração, cria espaço para uma aceitação maior. A partir do momento que eu me aceito também consigo aceitar o outro, se eu me perdoo também consigo perdoar o outro, fica muito mais fácil. 




Desde que decidi aproveitar os momentos de crise e caos para aprender, apesar de as vezes ser complicado manter a calma, tenho aprendido muito sobre mim, sobre os outros e sobre as relações. Uma das coisas mais importantes que aprendi este ano é que a relação que temos conosco mesmos dita a relação que temos com os outros. Ou seja, se nos aceitamos, amamos e respeitamos é exactamente esse tipo de relação que iremos atrair para nós, de aceitação, amor e respeito. Recomendo vivamente um mantra que tenho feito há algum tempinho e que sinto que resulta! 

"Amo-me, Aceito-me e Respeito-me!"

Um óptimo ano para todos, cheio de Paz, Amor e muita Luz. Um ano cheio de realizações, autoconhecimento, sucesso, desafios bons, relações fantásticas e momentos maravilhosos.

NOTA: O vídeo do Jake Ducey mencionado acima neste link

Namastê

Odetuska

4 comentários:

  1. Oi Odetuska não conhecia este teu talento,tocou-me bastante o texto supertexto,you are a special girl...."Amo-me,Aceito-me, Respeito-me. Bjo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! É tão bom ouvir essas coisas maravilhosas a nosso respeito. Muita paz, muito amor e muita luz pra ti!!

      Eliminar
  2. Oi Odetuska amei o texto e o video do Jake Ducey! É como se tivessem entrado na minha mente! Este mantra que deixaste é muito importante para nós como pessoas. Saudades, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Yo! Que bom que foi útil para ti!! Eu gosto muito desse moço, inspira-me bastante. Muita paz, muita luz e muito amor!! Saudades!

      Eliminar