segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

"Mãe, Porquê existimos?"


Image result for why do we exist cartoons



Hoje enquanto preparava a minha filha de 10 anos para dormir, ela fez uma pergunta interessante: Mãe, porquê os insectos existem? E Porquê nós existimos?

Achei mesmo interessante e parei por alguns minutos para analisar a pergunta com mais calma e preparar uma resposta que realmente valesse a pena, que fosse mais próxima a realidade que acredito, algo que poderia fazer diferença positivamente na vida dela. A primeira coisa que me apareceu em pensamento foi: Xiii, que pergunta! hehehehe. Então depois de pensar e tal decidi responder com delicadeza: "todos somos necessários, fazemos parte da natureza. Nós existimos porque temos coisas maravilhosas para fazer no mundo, ajudar uns aos outros, incluíndo os animais e as plantas, todos somos importantes e é por isso que nós existimos." Ela adora animais e sente uma conexão muito forte com eles, logo retorquiu: "Então eu existo para cuidar dos animais fofinhos".

Foi um momento muito mágico entre nós e muito profundo, por isso decidi partilhar aqui. As vezes, nós adultos, entramos numa crise existencial, e nos fazemos essa mesma pergunta: porquê existimos?

Sempre fui uma pessoa que sempre soube o que queria,  ou pelo menos achava que era assim, mas cheguei numa fase da vida que fiquei confusa e me deixei levar pela tendência. Na altura um dos impasses era que quase todos os meus colegas estavam a escolher uma especialidade médica, iam fazer o exame, e eu me vi inconscientemente nessa onda também. Mal sabia que especialidade queria fazer, os motivos que me faziam escolher não eram consistentes, mas mesmo assim lá me meti. Foi engraçado porque mudei várias vezes (hahahaha, mas partilharei essa fase num outro post). Como resultado, não sabia porque estava a ir e nem sequer onde ia. Esse é o problema de não conhecer o seu próprio propósito, não ter um objectivo genuíno mas sim um baseado naquilo que deveria ser. Isto também tem muito a ver com a Síndrome o que os outros vão pensar, que abordo aqui. Nesse caso específico da especialidade a preocupação era, não posso ficar atrás, irão pensar que sou fraca, que sou inferior, a idade vai passar, etc, etc. Eu sofri muito dessa síndrome, e tem sido um desafio libertar-me, mas estou a conseguir, aos poucos, há que ter paciência sempre. Também não posso querer que algo que foi enraizado durante anos, do nada desapareça!

Mas continuando, quando completei 30 anos comecei a fazer análises da vida, na altura chamei de "A crise dos 30" (hehehehe). Sinceramente acho que foi uma crise, mas não propriamente dos 30 e sim existencial! Acredito que cada um de nós tem esses momentos de crise existencial em algum momento da vida. Eu encarei essa fase de braços abertos e decidi ir a fundo até descobrir porquê eu existia! Sentia que naquele caminho em que estava eu não iria encontrar a resposta, então procurei outros caminhos e fui parar na necessidade de me autoconhecer!

Hoje uma coisa que gosto muito de fazer é reflectir sobre a minha vida. Fazer um resumo dela focando-me nas minhas conquistas e nas situações difíceis que tive que passar para conseguir conquistar o que conquistei até hoje. Essa reflexão permite-me analisar todas as situações e ajuda-me a valorizar todas essas conquistas, por mais pequenas que sejam. Engraçado que fazer isso deixa-me com fôlego para continuar, dá-me forças, motivação. Também permite-me rever os planos, fazer  mudanças sempre que sinta que são necessárias. Conhecer-me melhor  activa o meu sentimento de gratidão por todo o aprendizado, cria uma fome por conhecimento, algo incrível. Além de tudo isso ajuda a comprovar aquela teoria de que nada acontece por acaso, absolutamente nada! E que tudo tem o seu tempo, que nem sempre está em sincronia com o nosso tempo. Dar-me conta disto ajudou-me a aumentar a minha tolerância e paciência (ok, sou de signo touro e a paciência já é um atributo hehehe).

Com isto dizer que adorei a pergunta da minha filha e espero ter dado uma resposta jeitosa e proveitosa para ela.

E você, já teve a sua "crise existencial? Está a passar por ela? Como lida ou lidou com ela? Vive o seu propósito de vida ou já está no caminho que o permite fazer isso?

Muita Paz, Muito Luz, Muito Amor

Namastê

Odetuska




Sem comentários:

Enviar um comentário