sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Indecisão


Image result for Indecisão



Hoje senti vontade de refletir um pouco sobre a indecisão...

Por várias vezes nos deparamos com momentos que exigem uma decisão. Na verdade a cada instante temos que tomar uma decisão, e a cada decisão tomada moldamos o nosso destino, escrevemos mais páginas no nosso livro da vida.

No entanto, existem situações em que a tomada de decisão se torna mais difícil, dando espaço ao surgimento da indecisão. Falando do meu caso pessoal, a indecisão aparece quando tenho 2 ou no máximo 3 caminhos que poderia seguir. Fico confusa e surge a dúvida, a indecisão. Então há dias decidi reflectir um pouco sobre uma indecisão que venho tendo recentemente.

Estou com dois caminhos, os quais gosto, mas de certeza que gosto mais de um que do outro. Fiz a seguinte pergunta: Porque estou indecisa se já descobri o caminho que gosto mais?
Foi nesse exacto momento que descobri que o que alimentava a minha dúvida, a minha indecisão eram as minhas próprias crenças limitadoras com um forte toque da Síndrome "O que os outros vão pensar" (Falo sobre esta síndrome neste post). Com esta reflexão, que já faço há umas semanas, entendi que quase sempre que eu tenho uma indecisão/dúvida, existe uma certeza escondida, por mim mesma, uma certeza que eu não aceito. Uma certeza que choca com as crenças, que afecta as feridas que fazem despoletar a Síndrome "O que os outros vão pensar".

As vezes temos dúvidas e a primeira coisa que fazemos é pedir opinião externa. Notei também que sempre que faço isso na verdade o que estou a procura é de desculpas, de argumentos para negar ainda mais a certeza que tenho. Parece estranho, no início também me pareceu realmente estranho mas fui analisando cada momento da minha vida (que eu me lembre rs) em que estive profundamente indecisa e zás...sempre houve uma certeza, mas que não ia de acordo com a certeza que eu própria achava que deveria ter, baseada naquilo que tinha aprendido, vivido e também baseada naquilo que os outros esperam de mim. Mas o facto é que a certeza existe. As vezes aceita-la é complicado, as vezes implica descobrir coisas sobre nós que não nos agradam muito, mas sempre vale a pena.

Reflectir sobre a razão que me faz esconder a certeza e aflorar a dúvida, a indecisão, foi renovador, revelador. Foi uma reflexão profunda que me levou aos locais que precisam ser curados. Levou-me a lacunas na minha autoestima, mostrou-me feridas da famosa Síndrome. Foi mesmo fantástico e contribuiu bastante para o meu autoconhecimento. E como o universo (Deus), adora mandar sinais que nos mostrem  que aquela certeza que negamos realmente é a certeza real, é o caminho que temos que seguir, ontem aconteceu algo revelador pra mim, que me fez olhar para a certeza com outros olhos e aos poucos decipar a dúvida que vinha tendo. Hoje a dúvida está menor e a certeza mais forte, mais convicta.

Pois bem, é isso, sempre que se encontrar numa situação de indecisão não se aflija, não alimente a ansiedade, reflita sobre os motivos, reflita sobre cada uma das opções, avalie aquela que mais o deixa feliz. Depois de descobrir, siga em frente, mesmo que por vezes o medo e todos os outros motivos que mencionei acima, o façam querer voltar atrás, desistir, desacreditar.

Um abraço bem forte, Muita Paz, muita Luz e muito Amor

Namastê

Odtetuska

Sem comentários:

Enviar um comentário