sábado, 2 de dezembro de 2017

Menos Reclamação e Mais Gratidão


Image result for Reclamar


Somos criados num ambiente que nos ensina a viver com a mente na escassez, de várias maneiras, ora incentivando a cobiça, incentivando a competição, a comparação, o consumismo, etc. Tudo isto leva a uma tendência a reclamação, cria este hábito terrível. Não que reclamar seja mau de tudo, mas tudo em excesso faz mal (tenho algumas excepções rs). O hábito de reclamar pode tornar-se um vício. Reclamar cega-nos para aquilo que somos e temos. Falo de ser porque nos últimos tempos aprendi que ser e estar é muito mais que ter.

No entanto, o que muitos esquecem, ou porém e simplesmente não sabem, é que cada vez que se reclama, a mensagem que transmitimos é que não estamos gratos por tudo o que somos e temos, transmitimos ingratidão. Ingratidão é um sentimento, que assim como os outros, irá multiplicar-se se for alimentado, e obviamente, iremos atrair mais situações para podermos sustentar o nosso sentimento. Para comprovar isto é só prestar atenção ao seu dia a dia. Veja como o vício da reclamação evolui, irá notar que vai ficando pior, vai tendo sempre mais motivos para reclamar. Pode optar por cultivar sentimentos de gratidão e multiplica-los.

O mais importante para mim é ter consciência de todos os pensamentos e sentimentos que temos. Sempre que sentirmos necessidade de reclamar, fazermos algumas perguntas a nós mesmos:
  • Porquê estou a reclamar? 
  • Há mesmo necessidade disso?
  • Mudará alguma coisa eu reclamar?
  • O que de bom posso tirar desta situação que me faz querer reclamar?
 A primeira e a última pergunta são pra mim as mais importantes e as que eu tento sempre ter uma resposta verdadeira. A primeira leva-me a raíz do problema, a ferida interna que foi tocada com a situação que me fez reclamar. A segunda ensina-me a treinar a paciência e tolerância. A terceira ensina-me a ver o que realmente é importante e a última me faz treinar a gratidão, a olhar para o lado positivo das coisas, a ver o aprendizado por detrás da situação. Estas perguntas funcionam não só com a reclamação mas com qualquer sentimento negativo que aflore, mesmo com a tendência ao julgamento.

Falando um pouco mais da minha própria experiência. Reclamar suga muito as energias, cansa, essa é a verdade, deixa-nos deprimidos, entristece, angustia, em resumo, não nos faz bem. Sofremos muito quando cultivamos o vício da reclamação.

Uma vez, tentei um desafio de um vlogista que sigo, em que deveria ficar 1 dia inteiro sem reclamar, nada mesmo, nem aquelas reclamações que chamamos de inocentes, e só me focar nas coisas pelas quais sou e estou grata. Foi mesmo um desafio, foi quando notei pela primeira vez que reclamava muito (hahahaha), a sério, foi mesmo um desafio. E para a minha surpresa, descobri muita coisa pelas quais sou e estou grata. É incrível, experimente fazer essa troca. Estendi o desafio para uma semana, obviamente não consegui cumprir a 100% mas pelo menos uns 75% consegui e fiquei muito feliz por isso. Senti-me muito bem, cheia de energia, animada, inspirada, feliz e vivi a gratidão de verdade. Falo de verdade porque muitos de nós tem o hábito de agradecer, em oração ou não, em dependência da crença de cada um, mas muitas vezes não sentimos aquilo que agradecemos, pelo menos era assim comigo. Hoje sinto realmente a gratidão na minha vida. Desde a experiência de parar de reclamar e olhar mais para o lado positivo da situação, a gratidão passou a fazer parte da minha vida, foi realmente integrada em mim, de tal modo que sempre que aparece uma reclamação, a minha mente vê logo o que agradecer na situação. É mesmo incrível como podemos reeducar a nossa mente, ensinar novos conceitos e fazê-la aplicar.

Image result for pare de Reclamar

Espero que estas dicas ajudem a diminuir a reclamação na sua vida e a aprender com as situações que o fazem reclamar, porque ela traz consigo um aprendizado sempre, algo que se for olhado, visto e reflectido, pode contribuir muito para o nosso autoconhecimento e desenvolvimento. Espero que esta reflexão ajude a potenciar o sentimento de gratidão e a incoorporá-lo na sua vida.

Muita Paz, Muita Luz, Muito Amor

Namastê

Odetuska

Sem comentários:

Enviar um comentário