sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Porque manter segredo sobre os nossos planos?


Related image

Eu nem sempre gostei de manter segredo sobre os meus planos mas nos últimos anos o panorama alterou-se. O ponto é que sempre que eu contava o meu plano a alguém a coisa simplesmente não acontecia...Sempre! Eu podia parecer super entusiasmada mas logo que contasse a muita gente a coisa não andava. Por várias vezes desisti, mudei ou simplesmente mal comecei.

Numa primeira fase até achava que as pessoas poderiam ter inveja de mim e colocavam olho gordo nos meus planos e com a força negativa do olho as coisas não davam certo. Cresci num ambiente de muita superstição e a crença do olho gordo era muito forte. A verdade é que nem todos querem a nossa felicidade, o nosso sucesso. Invejosos existem sim, alguns prejudicam directamente e outros usam a manipulação, a influência, tudo com o objectivo de sabotar o outro. 

Hoje quando me deparo com essa situação olho com outra perspectiva. Refletindo sobre a minha própria experiência noto que sempre que partilhei um plano que posteriormente não andou, eu própria não estava suficientemente confiante nele, não estava segura o suficiente. Como resultado, a opinião das outras pessoas tinha muita influência em mim  e também o facto de outras pessoas poderem manipular prejudicialmente e uma etapa ser mais complicada, era suficiente para me desanimar por completo.


Quando temos um plano, um sonho, primariamente temos a tendência de partilhar com quem confiamos, muitas vezes a procura de aprovação. São eles os nossos pais, parceiros, irmãos, amigos, aquele tio/a querido, etc. O problema é que o feedback é variável, uns apoiam, outros não e se de certa forma temos alguma fragilidade, iremos plantar dúvidas na nossa mente, o que enfraquece o nosso sonho e por fim faz-nos desistir.

Alguns dos feedbacks negativos são na verdade medos projectados em nós, por exemplo, um pai acha melhor o seu filho não fazer isto ou aquilo porque no fundo ele tem medo que a coisa não dê certo e o filho sofra, é um medo dele, criado num ambiente de proteção e também falta de confiança no filho.
Ás vezes o feedback negativo vem de um "amigo" que se aproveita da amizade para manipular negativamente já que tem inveja ou também projecta o seu próprio medo, baseado nas suas próprias experiências, e por aí vai. No entanto, na maior parte das vezes esse feedback desencorajador não é dado por mal, muitas vezes vem carregado de amor. Por sabermos disso acabamos dando muito valor a ele e plantamos negatividade, descrédito, falta de fé nos nossos planos.

Então sugiro vivamente que apenas revele os seus planos quando estiver completamente seguro daquilo que quer, quando a opinião alheia e as adversidades não constituírem obstáculo ou impedimento. Temos dentro de nós o melhor conselheiro pra nós, o mais sábio, que nos conhece de verdade, esse sempre está certo. Estar em sintonia com o Ser é mais do que suficiente para ter a certeza daquilo que queremos e acreditar que pode dar certo. Não se criam dúvidas, não se cria espaço para olhos gordos (rs).

Se for para partilhar que seja com alguém directamente impactado pelos planos, alguém positivo, que encoraja e acredita que nós consiguimos realizar aquele sonho. Eu acredito que encorajadores são anjos que Deus coloca no nosso caminho para nos encaminhar ao nosso sonho, para nos levantarem sempre que cairmos durante o caminho, para nos protegerem sempre que precisarmos.

Para terminar: é melhor deixar o sucesso falar por si do que criar ruídos que não nos levam a lado nenhum ;-).

Related image

Muita Paz, Muita Luz, Muito Amor

Namastê

Odetuska

Sem comentários:

Enviar um comentário