sábado, 3 de fevereiro de 2018

Vamos falar um pouco sobre o amor próprio?



Decidi falar sobre o amor próprio mas não numa perspectiva muito comum. Decidi falar sobre o amor próprio segundo a minha perspectiva, a qual construí com o aprendizado que venho tendo nestes últimos anos. Talvez daqui há algum tempo volte a mudar, a melhorar, assim espero porque o conhecimento é dinâmico. Então vamos lá reflectir sobre o amor próprio.

Durante muitos anos vi o amor como um sentimento que envolvia dois ou mais indivíduos. Via o amor entre companheiros de vida, entre pais e filhos, irmãos, entre amigos, etc, mas sempre nessa perspectiva de sentimento e de algo externo. As pessoas tinham que agir, ser e estar dentro das minhas expectativas, dentro daquilo que eu achava certo ou errado. Nessa altura o amor era pra mim um sentimento condicionado, que poderíamos nutrir uns pelos outros. Mas este tipo de amor não é puro e não é duradouro.

Infelizmente esta perspectiva externa sobre o amor também se estende ao amor que sentimos por nós mesmos. Por vezes condicionamos muito o nosso amor por nós mesmos, criamos expectativas e quando as coisas não correm de acordo julgamo-nos, odeiamo-nos, sentimos vergonha de nós mesmos, etc.

Depois de alguns aprendizados descobri o conceito de amor incondicional. O que é amor incondicional? Como eu o vejo? Pra mim amor incondicional é um amor sem condicionalismos, um amor sem julgamento, é o verdadeiro amor. É muito mais que um sentimento, é um estado. Amar incondicionalmente é aceitar aquilo que é. Aceitar-se a si próprio exactamente como é, aceitar o outro exactamente como é, aceitar a situação exactamente como ela é.

Mas OK, é um conceito um pouco complicado de viver na prática, concordo. No início quase tudo é complicado porque é novo. O novo desafia a mente, assusta, e isso faz com que ela emita sentimentos, pensamentos e emoções que nos fazem pensar que é complicado, difícil.

A maneira que achei mais simples (talvez diria mais prática, mais lógica) de começar a incorporar o estado de amor incondicional na minha vida foi aprender a amar-me primeiro, aprender a amar-me exactamente como sou, o que inclui uma aceitação total, autoperdão (autocompaixão), e auto respeito. Então como iniciei esse processo?

Comecei a fazer afirmações em frente ao espelho e onde me apetecesse, principalmente quando sentia que estava perante uma situação que desafiava a minha autoconfiança. Uso-as como mantras, um deles já postei aqui, o "Amo-me, aceito-me e respeito-me". Não se esqueça que o cérebro funciona com repetição e aos poucos o subconsciente vai absorvendo a nova informação e delectando a anterior, que é contrária. Portanto repita, repita e repita. Parece estranho mas funciona mesmo. Tente por 21 dias seguidos e depois veja como vai começar a olhar para si com outros olhos.

É crucial tomarmos consciência que somos completos exactamente como somos, que fomos criados na perfeição exactamente como somos. Quando descobrimos que não estamos no mundo para competir com os outros porque não há necessidade, quando descobrimos que não somos superiores e nem inferiores a ninguém, quando descobrimos que somos perfeitos dentro da nossa imperfeição, tudo fica mais claro, tudo fica mais leve. A vida é leve. Plantar estes conceitos no subconsciente leva o seu tempo, mas com comprometimento, perseverança as coisas começam a mudar de perspectiva e de repente num belo dia irá olhar-se no espelho e dizer com certeza e verdade que se ama exactamente como é. Instantaneamente irá olhar para o outro com os olhos do amor incondicional, sem julgamento, aceitando-o exactamente como é. Esta perspectiva é um espelho da sua relação consigo mesmo. Quando se aceita fica muito mais fácil aceitar o outro, colocar-se no lugar do outro, permitir-se perdoar o outro e continuar no seu caminho, sem ressentimentos, sem dor.

Amor próprio pra mim é aceitação, respeito por nós mesmos. Acredito sinceramente que é crucial para uma vida saudável, em todos os aspectos.

Portanto: Ame-se, aceite-se, perdoe-se e respeite-se!

Espero que a minha perspectiva sobre este assunto o ajude de alguma forma.

Muita Luz, Muita Paz, Muito Amor

Namaste

Odetuska

Sem comentários:

Enviar um comentário