sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Aprenda a dizer Não


Image result for Aprenda a dizer Não






Hoje fiquei com vontade de escrever sobre a importância de dizer Não.

A tendência da maioria das pessoas é querer ser agradável com todos, evitar ao máximo que as pessoas não gostem delas. "Porque não fica bem". Quantas vezes disse um Sim a alguém quando na verdade era um Não para si mesmo?

A dependência a que muitas vezes as pessoas se sujeitam, deixando a sua própria vida nas mãos dos outros é brutal. A opinião dos outros passa a ser mais valiosa do que a nossa própria opinião, acabamos presos aos desejos, pensamentos e projecções dos outros.

A nossa maior prioridade tem que ser nós mesmos. Quero com isto dizer que a nossa opinião é a mais importante, quando o assunto tem a ver connosco. Chega de doar um dos nossos mais preciosos bens, o nosso tempo, fazendo algo que não queriamos fazer mas nos vimos obrigados "porque não fica bem dizer não".  Não se esqueça que não conseguirá agradar a todos, então pelo menos agradar a si mesmo. Se não fica bem dizer não ao outro porque achar que fica bem dizer não a si mesmo?

Dando um exemplo simples, e talvez dos mais clássicos, às vezes não queremos fazer uma determinada actividade e um amigo nosso insiste, e como não queremos que ele ache mal de nós, dizemos Não para  a nossa vontade de ficar em casa fazendo uma actividade que realmente gostamos ou que é realmente importante para atingir as nossas metas e Sim para o outro, para não ficar mal.

Mas ok que existem determinadas situações que o nosso Não não é fundamentado e aí há que avaliar se realmente é Não que queremos. Tenho consciência que por causa da sindrome o que os outros vão pensar (da qual falo aqui), cada vez que tem que dizer Não possa ficar com remorso, peso na consciência, etc, mas não se preocupe, se esse Não é um Sim para si, é o que importa.

O que noto é que muita gente pensa que dizer Não ao outro é ser rude. Claro que não é , pois esse Não significa um Sim para si, "a seu favor"! No entanto concordo que dizer Não pode ser uma tarefa bastante difícil. O que tenho feito sempre que me encontro nessa situação é lembrar que em pimeiro lugar há que ser gentil sempre, verdadeiro e não temos que justificar nada a ninguém! É com base nessa permissa que eu formulo os meus "Nãos" que na verdade são Sim para mim.

E se fizermos uma análise mais profunda, cada vez que deixamos de dizer Não, criamos uma ferida em nós, desrespeitamo-nos, estamos a dizer que os outros são mais importantes que nós, e isso não é verdade. Além disso, de que vale um Sim para o outro quando não queremos? Não aproveitamos o momento, perdemos o nosso precioso tempo e podemos ter tendência a culpar o outro, julgar, quando na verdade é apenas uma projecção nossa, toda a culpa e julgamento são para nós mesmos pois não fomos honestos connosco mesmos.

Minha humilde opinião sobre este assunto, diga Sim a si, seja fiel a sua verdade, respeitando a verdade dos outros, mas não se submentendo a ela sempre, por mais que não queira. Melhor um Não verdadeiro e libertador que um Sim falso e doloroso para si.


Espero que esta pequena reflexão o ajude a dizer Não sempre que sinta que assim o deve fazer.


Muita Paz, Muita Luz, Muito Amor

Namaste

Odetuska


Sem comentários:

Enviar um comentário