sábado, 24 de março de 2018

Seja congruente


Image result for Act like the person you want to become

Hoje  decidi reflectir um pouco sobre a importância da congruência na nossa vida.

Muitas vezes não conseguimos aquilo que planificamos porque simplesmente não estamos a agir de forma congruente. Por exemplo, as vezes queremos fazer exercício físico, mas no nosso subconsciente plantamos que somos pessoas preguiçosas, não há congruência aí. 

Tem que existir harmonia entre os nossos pensamentos, sentimentos e acções, entre a nossa mente consciente, subconsciente e a Mente Superior.  Deixa-me "descascar" um pouco isto. Nossa mente consciente é o nosso intelecto, a subconsciente é a que comanda os pensamentos, sentimentos, emoções e acções, é a mais importante e mais poderosa, é o nosso armazém de crenças e tudo o que gravamos é entendido como verdade, o que pode ser um problema caso não saibamos como funcionar com ela. Já a Mente Superior eu considero Deus, aquela que sabe o melhor pra nós e tem o poder de nos guiar pelo melhor caminho, mas temos que estar abertos para ouvi-la. As 3 mentes tem que funcionar em harmonia. 

Usando o exemplo do início do texto: a Mente superior sabe que o indivíduo precisa estar em boa forma para chegar onde tem que chegar, de acordo com aquilo a que foi destinado, a mente consciente dá ouvidos e começa a achar que precisa fazer exercício e decide fazer, mas a mente subconsciente  acredita que o indivíduo é preguiçoso e que acha que não tem capacidade de se exercitar ou que não merece estar em boa forma, etc. Resultado, por mais que a pessoa queira fazer exercício, ache que é importante, saiba que faz parte da sua missão de vida, etc, ela não faz, procrastina. Isto porque as nossas acções são coordenadas pelas crenças que temos gravadas no nosso subconsciente. Ele é o "boss".  Então qual seria a solução? 

Em primeiro lugar temos que identificar os nossos padrões e hábitos que não são congruentes com aquilo que planificamos e queremos e depois descobrimos o que está por detrás, ou seja, descobrimos as crenças escondidas e desfazêmo-las, trocando por novas crenças, contrárias. Aviso que não é um processo simples, principalmente porque muitos hábitos e comportamentos que temos já estão tão automatizados que é necessário um certo grau de presença para identificá-los. Mas tudo a seu tempo, o importante é começar. 

Desde que comecei a fazer um trabalho pessoal de "caçar" as minhas crenças limitantes, tenho descoberto vários hábitos meus que não são congruentes com aquilo que quero e idealizei pra mim. Então reflecto sobre que hábitos eu deveria adoptar que fossem congruentes e porque não os consigo adoptar. É um exercício muito bom. Estou no início, tenho muito que descodificar, muitas crenças por desfazer mas acredito que valerá a pena.

Lembre-se sempre que a nossa mente trabalha com congruência. Não podemos querer uma coisa e ter acções contrárias. Não acontecerá nada se não houver equilíbrio, alinhamento, congruência entre a mente consciente e a mente subconsciente. Ou seja, entre a mente que quer, idealiza e a mente que comanda os nossos hábitos e comportamentos.

Muitas vezes a nossa vida não vai pra frente porque nossas crenças nos limitam, e muitas delas nem nos damos conta e vão se expressando em nossos hábitos e comportamentos. Fique atento, veja se as suas acções são congruentes com aquilo que deseja. Tem que começar  hoje a ser a pessoa que quer ser amanhã.

Como sempre, espero que esta reflexão o ajude a entender um pouco mais a importância da congruência entre os nossos desejos/planos e as acções que tomamos , para que possamos manifestá-los na nossa vida. 

Muita Paz, Muito Amor, Muita Luz

Namastê

Odetuska

Nota: Visitem-me no instagram: @mente_awake. Espero por vocês! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário