sexta-feira, 9 de março de 2018

O que está disposto a perder para ganhar aquilo que tanto quer?



Hoje fiquei com vontade de falar um pouco sobre este tema porque, são agora 23.04h e eu já estava prestes a arranjar uma desculpa e não fazer o post da 6a feira que me comprometi a fazer. Só para verem como a nossa mente é manhosa quando está com preguiça ou algo do género. Bem, o facto é que estou aqui e vamos reflectir um pouco juntos.

O que você está disposto a perder para ganhar aquilo que quer?

Muitas vezes temos sonhos, criamos metas e tal e na hora de por as coisas na prática, por as mãos a obra, vem uns bloqueios quando pensamos naquilo que podemos perder caso a gente siga em frente. Incrível que a primeira reacção é essa, o que irei perder. A nossa mente não gosta de perder, quer sempre ganhar algo. Então uma dica é, sempre que colocamos uma meta, etc, nos concentrarmos naquilo que iremos ganhar, nas sensações boas que daí advém, assim ficamos mais motivados a continuar.

Entretanto, ter consciência daquilo que podemos perder é crucial. Na verdade, sempre perdemos algo quando seguimos os nossos objectivos. Mas mais do que concentrar-se na perda é aceitar que aquela perda é necessária para termos os ganhos maravilhosos que queremos.

Muitas vezes somos obrigados a mudar hábitos, de modo a harmonizar mais com o nosso objectivo principal. Essa mudança de hábitos quase sempre é penosa no início, exige muita disciplina.

Quando eu decidi que queria perder peso tive que alterar muitos hábitos e eliminar outros tantos. Nessa altura, tinha a perder o gosto de comer doces (que amo) e outras guloseimas, o conforto de ficar sentada no sofá a ver televisão ou ao telemóvel nas redes sociais (que eram o meu vício na altura), porque tinha que ir fazer a corrida diária e muitas outras coisas mais, quem já teve que perder peso sabe muito bem como é. Mas os ganhos eram muito maiores para mim e por isso segui em frente. Mas sempre tive dias em que a tentação de desistir era maior mas aí eu concentrava-me nos ganhos, no corpo que idealizava para mim.

Hoje fiquei sem internet wifi o dia todo e como gosto de escrever os posts no computador já estava a querer deixar para amanhã e aquela famosa voz volta e meia: "não tem problema, amanhã fazes. Também nem é obrigatório". Mas fui mais forte e cá estou, a fazer o post e não cedi a tentação terrível de deixar para amanhã de manhã. O que perdi? Provavelmente já estaria a dormir a esta hora. O que ganhei? O poder sobre a minha mente! Ganhei a minha auto afirmação. Assim provei pra mim mesma que sou bem maior que os meus pensamentos e que quando me comprometo a fazer algo eu faço. Pra mim foi um ganho gigantesco!!! E para ter esse ganho, valeu a pena perder o que perdi!

Daí que é muito importante fazer-se esta pergunta. E avaliar se o seu objectivo é maior que as suas desculpas, se aquilo que tem a ganhar compensa perder aquilo que terá que perder, porque sempre irá perder algo.

Espero que esta reflexão seja útil de alguma forma para si.

Muita paz, muita luz, muito amor

Namastê

Odetuska

Sem comentários:

Enviar um comentário