quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Sentimentos negativos...O que tem de positivo? como gerir?



Hoje senti necessidade de falar um pouco dos sentimentos negativos. A maioria das pessoas foge deles sem tentar perceber o que está por detrás, sem perceber o seu significado.

Então, de que sentimentos negativos me refiro? São muitos, mas o que mais repetidamente afloram em nós são a Dor, a Raiva, a Tristeza/Depressão, a Ansiedade, a Angústia, a Vergonha, o Medo, e por aí vai.

Com o pouco que já aprendi com o meu processo de autoconhecimento, esses sentimentos são na verdade avisos, uma espécie de semáforos, eles trazem uma mensagem importante para nós. São como termómetros do corpo, da mente e da alma. Sendo assim, arrisco-me a dizer que até são bons, são necessários para o nosso crescimento. Todos temos momentos em que esses sentimentos afloram, porque não somos estáticos, daí que é natural que eles aflorem. O ponto é perceber quando isso acontece, como, porque, e o que está por detrás desse sentimento. Sempre que esses sentimentos aparecem, parar tudo, fechar os olhos e respirar fundo pelo menos por 1 min, pode ser suficiente para ter mais clareza e poder tomar uma decisão mais assertiva.

Dos poucos livros que já li até agora sobre autoconhecimento, vídeos que assisti, etc, consegui ficar mais atenta ao meu termómetro e tento perceber o significado de cada sentimento negativo que aparece na minha vida. Por exemplo, descobri que sempre que fico com raiva, na verdade a raiva é por mim mesma, é uma frustração pessoal que não é aceite por mim mesma. Desde o dia em que percebi isso, sempre que a raiva insiste em vir quando estou numa determinada situação, afasto-me para um local mais calmo, respiro fundo e pergunto para mim mesma porque fiquei com raiva. A partir do momento que aceito que a raiva é minha e não tem nada a ver com o outro, a raiva diminui e muitas vezes até passa. Isto acontece porque aquilo que o meu ser queria transmitir-me chegou ao destinatário, recebi a mensagem e poderei trabalhar nela.

Nos casos de Dor, tanto física, como emocional, uso a mesma estratégia de respirar fundo e tentar perceber onde realmente doi. No caso da dor física, ao tomar consciencia dela posso decidir se é algo que precisa de cuidados médicos urgentes, ou algo que pode ser gerido localmente, como uma dor de uma "barrigada" que só precisa de ser aliviada na casa de banho, ou uma simples dor de cabeça, muitas vezes de sono acumulado, que só precisa de paracetamol ou de descanso, etc. Quando a dor é emocional, geralmente acompanha-se se sofrimento psíquico, muitas vezes traduzido por tristeza, depressão, angústia, medo. A estratégia é sempre a mesma: Porque estou triste? Geralmente a resposta a esta pergunta são aspectos negativos da nossa vida, que só contribuiem para nos deixar em baixo. Sendo assim, ela serve para nos mostrar que afinal nós não estamos a prestar a devida atenção as coisas maravilhosas que temos e que somos. Mostra a nossa falta de gratidão. Sempre que isto acontece eu respiro fundo e me concentro nas coisas pelas quais estou e sou grata. Isso é suficiente para fazer toda a negatividade, que queria se enraizar, desaparecer. Outra estratégia que uso é parar tudo e fazer algo que gosto muito, escrever no diário (ou aqui), cantar, dançar, tocar piano (estou no processo de aprendizagem), passar um tempo com a minha família, estando plenamente presente no momento.

A ansiedade é provavelmente o meu calcanhar de Aquiles. Eu encaro a ansiedade na minha vida como o meu aviso de que estou a desligar-me do presente e concentrando-me no futuro que quero ter controle. Ela traduz a necessidade de querer saber o que vai acontecer e como. Sempre que me sinto ansiosa, faço a técnica da respiração consciente por uns 3 minutos (aqui preciso de mais), medito mais tempo e me autotranquilizo repetindo diversas vezes que " Está tudo bem, está tudo exactamente como deveria estar neste momento, Amanhã é amanhã e Hoje é o que importa, tenho Deus no coração e como meu guia, sendo assim, nada me faltará e estará sempre tudo bem, mesmo que as vezes não pareça. Posso confiar". E isto tem me ajudado bastante, mas confesso que estou ainda no caminho (rs).

Já o medo só espelha o perigo que a nossa mente sente. O medo é criado por nós. Só existe porque nós o criamos. O ponto é, poque o criamos? Sempre que nos sentimos ameaçados, criamos o medo, porque ele é o nosso aviso de que não sabemos o que irá acontecer, não conhecemos onde vamos, ou seja, em resumo o medo é uma maneira do cérebro nos dizer que é algo desconhecido para ele e sendo assim é perigoso. No entanto, o medo é necessário, esse aviso é importante, só não pode ser um impedimento para a nossa evolução. Há que saber identificar muito bem o medo real, necessário, do medo inibidor, sabotador, o medo que nos impede de avançar em direcção ao que queremos alcançar para a nossa vida. Esse medo tem que ser passado por cima. Não é fácil, mas também não é impossível. Exige muita coragem, muita força de vontade, e muita fé. Acreditar que conseguimos é um passo muito grande para passar por cima do medo. E assim que conseguimos ultrapassa-lo ele deixa de existir. Ter medo só nos mostra que estamos perto de sair da nossa zona de conforto, e isso é bom, mas precisamos de coragem para seguir em frente, mesmo com medo. Hoje a minha filosofia quanto ao medo inibidor é: " Mete medo, ok, é aí mesmo que tenho que ir, vou com medo mesmo. Está bom, confortável, é para esquecer!" Até agora não tem falhado. (Rs)

Obviamente que estes sentimentos negativos, principalmente a Ansiedade, a tristeza, depressão, sofrimento (Dor) podem ser sintomas de uma patologia mais séria, que precise de acompanhamento profissional. Mas como saber se é o caso? Avalie a gravidade, como eles impactam a sua vida, se são incontroláveis com métodos como meditação, Respirações, etc. E mesmo assim, tome um tempo para respirar e reflectir sobre isso, se a primeira ideia que aparecer for procurar ajuda, procure. Não precisa ter receios, vergonha. etc, é completamente natural pedir ajuda sempre que precisamos, os profissionais da área estão aqui para isso, para nos ajudar a superar as nossas dificuldades.

Espero que ajude a clarear algumas dúvidas, com estes exemplos pessoas, de como tenho regido os sentimentos negativos na minha vida.

Muita paz, muito amor e muita Luz

Namastê,

Odetuska

Sem comentários:

Enviar um comentário