sexta-feira, 20 de abril de 2018

Simpatia e Empatia


Image result for simpatia e empatia


Num destes dias apanhei-me a pensar o que seria mais importante entre simpatia e empatia. Ambos são bons, ambos implicam conexão, mas o que os diferencia?

É comum ouvirmos que alguém é muito simpático, ou nós mesmos recebermos esse elogio. Confesso que me sinto muito lisonjeada cada vez que alguém diz que sou simpática. Na verdade também acho que sou uma pessoa simpática. Mas existe outra coisa, muitas vezes confundida com simpatia que descobri recentemente que sempre tive mas achava que fazia parte do pacote da simpatia, a Empatia. Agora vamos reflectir um pouco mais nestes dois conceitos. 

A Simpatia é considerada um sentimento de afinidade, em que as pessoas sentem-se de certa forma atraídas ou identificam-se umas com as outras. É  uma tendência instintiva que leva a pessoa a estabelecer uma harmonia com o outro. Ou seja, quando achamos alguém simpático na verdade é porque nos sentimos bem com essa pesssoa, é agradável para nós. Ser simpático é ser amistoso, agradável, gentil e amável para com o outro. No entanto, podemos ser simpáticos mas não criarmos um ambiente de simpatia, porque para isso há necessidade do outro também ser simpático connosco, caso contrário a coisa não anda muito além e passa de ser simpático, para ser apenas educado, mas mesmo assim vale sempre a pena ser simpático. Muitas vezes a nossa simpatia até é contagiante (rs)! A geração de Simpatia funciona muito com análise e julgamento da situação, ou seja, tem base no intelecto e nenhuma das partes se coloca no lugar do outro.
Por outro lado, Empatia significa a capacidade de colocar-se no lugar do outro, sentir o que o outro sente, sem análises nem julgamentos, tem base na intuição e nas emoções. Ter empatia consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objectiva e racional o que o outro sente. Ou seja, durante todo o processo em que nos colocamos no lugar do outro estamos conscientes que não somos o outro (forma racional) mas sentimos exactamente aquilo que o outro sente (forma objectiva), há independência emocional. Sendo assim, a empatia permite que as pessoas se ajudem umas às outras, por isso está intimamente ligada ao altruísmo. Quando uma pessoa consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir. Portanto, a empatia pode ser considerada compaixão, são basicamente a mesma coisa.

Embora tanto a Simpatia, assim como a Empatia sejam sentimentos e estados bons, positivos e essenciais, são completamente diferentes e a empatia consegue ser muito maior na medida em que permite uma fusão mais emotiva, mais profunda e não apenas intelectual e superficial como a simpatia. Enquanto a simpatia indica uma vontade de estar na presença de outra pessoa e de agradá-la, a empatia faz brotar uma vontade de compreender e conhecer a outra pessoa.

Image result for simpatia e empatia

Durante a minha jornada no autoconhecimento e espiritualidade, fui ficando mais sensível a estes dois sentimentos, tanto que comecei a perceber melhor que eram diferentes. A medida que se evolui espiritualmente vai-se entrando mais em contacto com a Empatia. Vemos o quanto ela é essencial e assenta também no amor incondicional. É bom ser simpático, mas ser empático, compassivo, é óptimo, embora nem sempre seja agradável. Aqui reside uma diferença muito grande entre simpatia e empatia, na primeira é sempre agradável, na segunda muitas vezes é doloroso e até mesmo desconfortável. 

Acredito que precisamos dos dois, um nos permite criar ambientes agradáveis e harmoniosos e o outro nos permite entender os outros e poder ajudar de forma mais assertiva, nos conecta uns com os outros e desperta em nós emoções poderosas, além de aprendermos muito. É fantástico! 

Como médica uso os dois sempre e a minha realização é muito grande. Nada me deixa mais feliz que sentir que o meu sorriso e gentileza fez alguém sorrir. Simplesmente amo estar presente numa consulta a ouvir sem julgamentos, sem tirar conclusões e sentir que o paciente sente uma conexão emocional tão grande que o faz se abrir mais, ficar mais relaxado e com coragem para desabafar, e expressar tudo o que sente e depois sair revigorado da consulta, com mais esperança. Na verdade este é o meu estado desde sempre com todas as relações humanas que desenvolvo mas ultimamente, por estar mais consciente e presente no aqui e agora, consigo sentir os benefícios dele e vejo que era muito mais simpática que empática. A paz que sinto sendo empática e simpática é tão grande, a realização quando sinto que consegui ajudar alguém de alguma forma a sentir-se melhor....é simplesmente fantástica! 

O que mais cultiva na sua vida neste momento, simpatia ou empatia? Também achava que os dois eram a mesma coisa? A empatia é um conceito novo para si? Como se sente cada vez que os vivencia? Partilhe comigo as suas impressões sobre este assunto. 

Espero que este post o ajude de alguma forma, ou pelo menos o inspire a desenvolver estes dois sentimentos que são inatos, todos temos, só que nem todos usamos. Aproveito lembrar que a primeira pessoa que merece beneficiar deles é você mesmo! Seja empático e simpático consigo mesmo primeiro e depois verá que, por "difusão simples", o será para os outros.

Muita Paz, muita Luz e muito Amor

Namastê

Odetuska.


 NOTA: Visite-me! SIGA-ME no Instagram @mente_awake  e dê um GOSTO na minha página do facebook O Cantinho da Odetuska. Espero por si !! :)



Sem comentários:

Enviar um comentário