sábado, 26 de maio de 2018

O que realmente importa?



Andei sumida aqui do blog mas não me esqueci do meu compromisso. Infelizmente às vezes, por motivos de força maior, tenho que priorizar outras coisas. Mas o meu coração e carinho sempre estarão presentes aqui no Cantinho.

Esta pergunta: "O que realmente importa?" não saía da minha cabeça. Conheço pelo menos três livros que tem esta pergunta como título e muitos que tocam nela ao longo do texto. Realmente, afinal o que importa? A resposta da esmagadora maioria é "SER FELIZ". Sinceramente acho que ser feliz importa sim, mas acredito que o que nos faz verdadeiramente felizes é que é mais importante, aquilo que está por detrás. Então no meio da reflexão veio a vontade de ouvir uma música da Beyoncé que gosto muito: "I was here". Depois pensei, que tal partilhar no cantinho a minha reflexão sobre a letra desta música?  Acho que esta letra diz muito sobre aquilo que realmente importa para mim por isso decidi partilhar.

Todos nós temos um papel neste mundo e viemos para cumprir uma missão que nos foi destinada. Cada um de nós tem uma missão de vida, um sentido de vida, e muitas vezes essa missão vem em forma de chamamento. Esse chamamento varia de pessoa para pessoa, para uns pode ser a vontade de ensinar e depois se seguem, tornam-se excelentes professores, etc. E nem sempre o nosso chamamento implica títulos acadêmicos, muitas vezes não.... (ups). No caso da Beyoncé provavelmente foi a música, a dança e através delas, ela tem impactado o mundo de forma gigantesca.

A partir do momento que usamos a nossa missão em prol de servir os outros, passa a ser um propósito. A missão tem a ver connosco apenas mas o propósito tem a ver com o coletivo. A medida em que vivemos a nossa missão, o nosso chamamento e transformamo-lo num propósito de vida, é inevitável tomar acções que deixem a nossa marca no mundo, o famoso legado. Algo que ficará gravado na memória das pessoas (ou até mesmo na história!), algo que ajudará alguém, algo que servirá de motivação e inspiração. Temos vários cientístas, músicos, artistas plásticos,etc, que deixaram um legado gigantesco e intemporal no mundo só por terem ouvido o seu chamamento e terem tido a coragem de segui-lo. Fizeram a diferença e não eram mais inteligentes que nenhum de nós. Todos nascemos com as mesmas capacidades, só que uns desenvolvem ainda mais e outros atrofiam de tanto não usar. Contudo, não é necessário que o "legado" seja gigantesco, a seu propósito não precisa ser gigantesco. O que importa é que viva algo que realmente o deixa feliz e cria algum valor para o mundo.

Sendo assim, posso dizer que viver a vida em verdade, sem arrependimentos, fazendo a diferença positivamente na vida das pessoas é o que eu acho mais importante. Isto é expresso nas estrofes em que a Beyoncé diz:

I want to leave my footprints on the sand of time
Know there was something that, something that I left behind
When I leave this world, I'll leave no regrets
Leave something to remember, so they won't forget

I was here, I lived, I loved, I was here
I did, I've done, everything that I wanted
And it was more than I thought it would be
I will leave my mark, soul, everyone will know, I was here

I wanna say I lived each day, until I died
You know that I, been something in, somebody's life
The hearts I have touched
Will be the proof that I leave
That I made a difference
And this world will see


Mas também poderia olhar para estas estrofes como algo com um toque egóico, que demonstra o medo que o ego tem de desaparecer. Então, "tenho que fazer algo para se lembrarem de mim". Ok que é inevitável que as pessoas se lembrem de si se tiver um impacto muito importante nas suas vidas e isso é fantástico. O que me refiro é o motivo inicial. Não concordo que tenhamos que fazer algo para não sermos esquecidos. Não precisamos ter esse medo de sermos esquecidos... Que o medo do esquecimento não seja o catalizador das nossas acções, dos nossos feitos, mas sim a vontade de fazer a diferença positivamente, o resto é só comsequência.

Além disso, esta letra denota um pouco a necessidade de ter que se provar algo para os outros, o que também não acho que haja necessidade de fazer. Não temos que provar nada a ninguém e muitas vezes essa necessidade nos leva a muita frustração. Fica a parecer que quando fazemos algo é para mostrar aos outros que somos capazes de o fazer. Então eu pergunto? Afinal porque faz o que faz? Por si ou pelos outros?
Essa necessidade de provar algo também é expressa na estrofe que diz:

I just want them to know
That I gave my all, did my best
Brought someone some happiness
Left this world a little better just because, I was here

Contudo, de uma forma geral a letra está linda, parabéns a escritora Diane Eve Warren e a nossa magnífica Beyoncé que deu a sua voz e fez chegar ao mundo esta mensagem tão linda.

Realmente o que importa é viver uma vida verdadeira, autêntica, fazer a diferença positivamente na vida das pessoas, ser o motivo de alegria das pessoas, fonte de inspiração, motivação e aprendizado. Se cada um de nós fizer a sua parte o mundo poderá ser muito melhor. A mudança parte de nós e viver a nossa verdade respeitando sempre a verdade dos outros é o primeiro passo para esta grande mudança que todos queremos, um mundo com mais luz, mais amor, em paz e repleto de pessoas felizes!

Espero que esta reflexão tenha feito algum sentido para si. Dê a sua opinião sobre a letra também, gostava de saber qual é o seu ponto de vista. O que realmente importa para si?

Muita paz, muita luz, muito amor

Namastê

Odetuska

NOTA: O vídeo da música da Beyoncé AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário